Maratona Cultural em Viana rendeu 5.000 euros para o povo ucraniano

0
174

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, entregou ao cantor popular Augusto Canário e ao presidente da Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha o cheque solidário no valor de 5.000 euros que resultou da Maratona Cultural a Favor do Povo Ucraniano. A verba angariada com o evento solidário foi emitida à ordem da Cruz Vermelha Portuguesa, que fará o devido encaminhamento para a causa ucraniana.

O autarca agradeceu, em nome do Município e dos colaboradores, a Augusto Canário por ter tido esta iniciativa solidária. “Felicitámo-lo pela generosidade e pela demonstração de humanismo que, de forma imediata e com grande lucidez, lhe permitiu pensar em unir esforços para apoiar o povo ucraniano”, frisou o edil.

Luís Nobre assegurou que o artista, “com o seu envolvimento e capacidade de organização, despertou consciências para unir a comunidade em prol desta causa”. “Esta é também uma forma de fazermos pressão para que a Rússia permita que o povo da Ucrânia volte a viver em paz”, realçou o autarca.

Augusto Canário agradeceu a todas as entidades e empresas envolvidas na promoção desta maratona cultural, “mas fundamentalmente a todos aqueles que quiseram participar e que apareceram para atuar ou cantar e a todos aqueles que compraram bilhete e, assim, foram solidários”. “Queremos retribuir à humanidade o que a humanidade nos dá e, neste caso, quisemos ajudar um povo que está a ser massacrado”, considerou o artista.

Já o presidente da Junta de Vila Nova de Anha, Filipe Silva, afirmou ser “um orgulho” ter como “embaixador” um artista que “está sempre disponível para causas diversas”.

O evento, organizado por Augusto Canário, Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha e Câmara Municipal decorreu na Praça da Liberdade e apresentou um leque de artistas vindos de todo o país para apresentar música tradicional e clássica, DJ’s, folclore, cantares ao desafio, poesia, fado, entre muito mais.