“AGILidades” dos idosos de Ponte da Barca contribuem para “envelhecimento feliz”

0
232

Os utentes da Santa Casa da Misericórdia de Ponte da Barca têm vindo a participar em vários jogos terapêuticos no âmbito do projecto “AGILidades” que tem como objectivo a reabilitação de pessoas com disfunção psicomotora ou cognitivo-motora. 

Numa primeira fase, foi feita uma seleção dos clientes de cada resposta social pelos técnicos envolvidos no projeto e, posteriormente, aplicadas as escalas de avaliação preconizadas para o efeito, com o objetivo de caracterização das capacidades físicas e cognitivas de cada participante. No momento seguinte, essas mesmas escalas foram aplicadas e foi elaborado um plano individual, com objetivos individuais a observar e melhorar. 

Este programa tem como principal objetivo que os jogadores se divirtam enquanto treinam movimentos alternados e rítmicos das suas mãos, sendo que cada jogo tem ainda alguns objetivos específicos mediante as potencialidades/necessidades de cada jogador. 

A Santa Casa de Ponte da Barca tem aplicado este projecto aos utentes da terceira idade e também na infância. O próximo passo é criar jogos próprios para serem usados nas várias respostas sociais. Pelo trabalho que tem desenvolvido através deste projecto, a Santa Casa de Ponte da Barca foi distinguida com uma menção honrosa de “instituição promotora de envelhecimento feliz”.