Ponte de Lima convida jovens a conhecerem melhor os garranos

0
319

Aprender mais sobre o cavalo garrano, o último semisselvagem da Europa, descobrir como preservar a raça ou realizar um volteio são os objetivos da experiência que a Câmara de Ponte de Lima vai proporcionar, domingo, a crianças e jovens. A ação “Queres viver Uma Aventura com o Garrano?”, destinada a crianças e jovens entre 10 e 15 anos, consiste na realização de um “‘peddy-paper’ que, simultaneamente, de forma lúdica e didática, ensina aos mais pequenos as características, comportamentos e necessidades específicas desta espécie autóctone.

Paulo Pimenta, técnico da Câmara de Ponte de Lima, sublinhou que a “ação de educação e sensibilização ambiental”, já realizada em Viana do Castelo e Caminha, visa semear nas gerações mais novas a consciência da necessidade de proteger o garrano e o seu ‘habitat’.

O desafio “Queres viver Uma Aventura com o Garrano?” é uma das ações do projeto Vilas e Aldeias Equestres entre Arga e Lima, que além de Ponte de Lima, envolve os municípios de Caminha e Viana do Castelo.

O garrano é uma raça protegida devido ao risco de extinção, encontrando-se, por isso, muito poucos no meio selvagem ou na posse de criadores. Este animal tem membros e orelhas curtas e o perfil da cabeça é reto ou côncavo. O projeto é cofinanciado pelo programa Valorizar, do Turismo de Portugal, e tem uma dotação global de cerca de 135.000 euros. As ações começaram a ser implementadas em julho de 2020 e prolongam-se até junho de 2023, com vista à “construção de um destino equestre internacional”.