Enfermeiros, professores, bancários e empresário de Monção nas operações de salvamento na Turquia 

0
440

Nove enfermeiros e socorristas de Monção partiram para a Turquia para participarem nas operações de busca, salvamento e resgate na sequência dos terramotos que segunda-feira abalaram aquele país e a vizinha Síria. O coordenador da Subzone – Search and Rescue Team, Gonçalo Oliveira, disse que a missão que agora vão iniciar representa o “culminar de muitos anos de formação e de participação em simulacros internacionais” realizados nos últimos 10 anos.

“Estamos preparados. Este é um caminho que vamos trilhar sem saber aquilo que esperamos. Contudo, a nossa experiência ao longo dos anos em simulacros internacionais e o conhecimento das equipas que estão no terreno, porque participámos nos simulacros com elas, vão permitir que a nossa atividade seja um sucesso”, garantiu Gonçalo Oliveira.

A equipa, constituída por uma mulher e oito homens, com idades entre os 27 e os 57 anos, já participou em operações de busca, salvamento e resgate, mas a missão “na fronteira entre a Turquia e a Síria, abalada pelos terramotos de segunda-feira, é “a primeira desta dimensão”, sendo encarada como “um novo desafio”.

“É um desafio que nos traz algumas preocupações relativamente ao que vamos encontrar. No entanto, o grupo está muito coeso, muito unido e, certamente, vai prestar um bom serviço à comunidade turca, um grande apoio às vítimas, quer em termos operacionais, na busca, salvamento e resgate, como também em termos psicológicos”, garantiu Gonçalo Oliveira.

A Subzone – Search and Rescue Team, de Monção, é uma associação de proteção civil, criada há cerca 10 anos naquele município, e tem sede no quartel dos Bombeiros Voluntários.

Desde segunda-feira, após os terramotos, iniciaram contactos com a embaixada da Turquia, em Portugal, a oferecer ajuda. “Foi-nos dada luz verde para poder avançar. Levamos todo o equipamento necessário para fazer a primeira abordagem à vítima e para apoiar as outras equipas que já se encontrem no local. Podemos fazer substituição de equipas, intervir numa primeira linha, bem como numa segunda linha, mediante o mecanismo de proteção civil na Turquia”, explicou Gonçalo Oliveira.

A equipa, coordenada por Gonçalo Nuno Oliveira, é constituída por João Carlos Parra, Ivo Fernandes, Manuel Carlos Gonçalves, Pedro Silva, João Lourenço, Vítor Teixeira, Marlene Falcão e Paulo Campos. A missão do grupo, constituído por enfermeiros, bombeiros, professores, bancários e um empresário, teve o “apoio incondicional da Câmara de Monção, de empresas do concelho e de municípios limítrofes”.