Iúri Leitão em sexto no Europeu

0
439

Iúri Leitão terminou em sexto lugar na prova de scratch dos campeonatos europeus de ciclismo.

O vianense partiu para a corrida de scratch como um dos alvos a abater, visto que era o campeão europeu em título nesta mesma disciplina. O atleta luso esteve em destaque logo na primeira volta, altura em que lançou o seu primeiro ataque, apanhando todos de surpresa. Esta iniciativa não tardou a ser anulada, mas a velocidade que Iúri Leitão impôs durante essa tentativa de fuga levou a que o pelotão se desmembrasse por completo.

Após as primeiras dez voltas de prova foi altura de surgir um novo ataque, desta vez por parte de Jack Murphy. O irlandês arrancou a todo o gás e rapidamente se aproximou da parte de trás do pelotão. No entanto, o grupo principal aumentou o ritmo e começou a estirar, dificultando a tarefa de Murphy, que acabaria por ser alcançado.
As movimentações sucederam-se durante toda a prova, com Iúri Leitão a conseguir manter-se sempre em zona segura, integrando um pequeno grupo que tentou isolar-se na frente da corrida. A ausência de entendimento acabaria por anular a iniciativa. Entretanto, tentou sair o dinamarquês, Carl-Frederik Bevort que teve também resposta pronta do grupo onde seguia o corredor de Viana do Castelo.
O espetáculo de Iúri Leitão ainda estava longe de terminar, e a 14 voltas do final, lançou um novo ataque. Seguiu consigo o britânico, Oliver Wood, mas uma vez mais o grupo principal estava atento e não permitiu que ganhassem vantagem.
Nesta altura, a prova estava cada vez mais eletrizante, com um grupo de apenas nove corredores a sobreviver às mudanças de ritmo que se iam sucedendo. Iúri Leitão foi um dos que conseguiu aguentar e a seis voltas do final colocou as fichas todas na mesa e lançou o derradeiro ataque. O austríaco, Tim Wafler, foi o único a conseguir responder ao português no imediato, mas o grupo de trás, liderado pelo francês, Donavan Grondin aproximava-se a alta velocidade. Tudo se decidiu já na última volta, altura em que o grupo passaria pelo corredor português, que já não teve forças para responder após todo o esforço despendido nas últimas voltas. O português terminou assim no sexto lugar, com Oliver Wood a conquistar o título europeu de scratch.