Krisálida abre o coração às tradições do Alto Minho

0
524

“Da tradição ao coração” é o mote que a companhia de Teatro Krisálida lançou para o biénio 2023/2024 para a sua criação artística. Assim, nos próximos dois anos as tradições alto-minhotas estarão na base da investigação e do processo criativo desta companhia de teatro caminhense. “Do Linho à Linha” é o primeiro espetáculo do ano, que vai estrear já no próximo dia 19 de março, às 11H00, na Biblioteca Municipal de Caminha, repetindo-se na Ludoteca de Vila Praia de Âncora na semana seguinte. Este espetáculo foi pensado para a primeira infância, tendo como público-alvo, os bebés dos 0 aos 3 anos.

“Este espetáculo contou com o apoio de várias instituições e pessoas, desde o Museu do Traje de Viana do Castelo, vários grupos folclóricos, artesãos, bordadeiras e empresas de linhas e tecidos que nos ofereceram matérias-primas para o desenvolvimento do projeto. O linho, os bordados e os trajes foram alvo de grande pesquisa e o que se verá no palco é o resultado dessa investigação numa visão poética e encantatória”, explicou a diretora artística da companhia Carla Magalhães, que também assina a encenação do espetáculo.

“Do Linho à Linha” é um espetáculo onde os adultos que acompanham os bebés também poderão ficar a conhecer um pouco mais das tradições tendo em conta que “a cenografia contempla a réplica de uma urdideira e tem apontamentos de um tear, por exemplo, mas também foi feita uma pesquisa sonora, onde a criação musical, criada de raiz para o espetáculo, contempla sons gravados diretamente do processo de bordar ou tecer e muitas cantigas serão apesentadas ao longo do espetáculo”, referiu a encenadora.

“Do Linho à Linha” conta ainda com figurinos criados por Isabel Lima, a designer de moda vianense que pensa a moda comprometida com os códigos da tradição e que neste espetáculo parte das caraterísticas dos trajes, dos bordados e do linho numa abordagem estética personificada.

A interpretação estará a cargo da atriz Raquel Ribeiro, a criação musical de Filipe Miranda, a cenografia de Carla Magalhães e Porfírio Barbosa, os figurinos são assinados por Isabel Lima, o desenho de luz por Rui Gonçalves, a operação de som e montagem é feita por Francisco Moiteiro, o design gráfico é da Helena Soares e a encenação é de Carla Magalhães que assume igualmente a direção artística.

Depois da estreia o espetáculo estará na Ludoteca de Vila Praia de Âncora, no dia 26 de março, também às 11H00. A lotação dos espetáculos é limitada a 20 bebés por sessão e os bilhetes já podem ser adquiridos nos Postos de Turismo de Caminha e Vila Praia de Âncora, ou reservar diretamente com a companhia através do email geral@krisalida.pt ou do número de telemóvel 960 115 415.