SEDES de Viana debateu sustentabilidade com vários especialistas

0
625

O núcleo de Viana do Castelo da Associação para o Desenvolvimento Económico e Social (SEDES) promoveu a conferência “Sustentabilidade, uma certeza em tempos incertos”, que juntou especialistas de diferentes áreas. 

Numa intervenção animada e irreverente, o professor universitário José Manuel Palma-Oliveira foi também pragmático a defender uma postura “contra as panaceias” de quem acha que tem solução para tudo. “O que acontece muitas vezes é que tratamos as mudanças ambientais como se estivéssemos a pregar”, disse. Seguiu-se uma mesa redonda que juntou Marina Dolbeth, investigadora no Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), Johan Stevens, CEO Sanitop, empresa dedicada à distribuição de sistemas sanitários e de climatização com forte enfoque na eficiência energética e hídrica, João Vieira, professor de finanças do IPVC e Hugo Rodrigues, pediatra na Unidade Local de Saúde do Alto Minho. 

Os participantes da conferência deram diversos contributos sobre o tema, demonstrando que a sustentabilidade é um tema que abarca todos os sectores da sociedade. Das empresas, à academia, política, saúde ou finanças, o tema tocou em várias áreas, deixando o alerta de que ainda há muito a fazer para conseguir compatibilizar a sustentabilidade com outros interesses. A educação foi apontada como “fundamental” para continuar esse caminho.