Moinhos de Viana vão estar abertos para visitas gratuitas

0
600

Nos dias 7, 15 e 16 de abril, para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos Abertos, diversos moinhos do concelho de Viana do Castelo vão estar disponíveis para visita gratuita.

Assim, estarão de portas abertas, em horários distintos, os Moinhos de Vento, em Carreço, o Moinho de Água do Inácio, em Vila de Punhe, o Moinho de Água de Espantar, em São Lourenço da Montaria, a Azenha do Maral, em Outeiro, e o Moinho de Maré das Azenhas de D. Prior, no Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA), em Viana do Castelo. Consultar programa completo em www.moinhosdeportugal.org.

Esta é uma iniciativa de alcance nacional e ampla divulgação que tem como principal intuito apelar ao inestimável valor patrimonial dos moinhos tradicionais, por forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas e amigos dos moinhos.

A Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia, organiza a iniciativa “Moinhos Abertos de Portugal”, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala, anualmente, a 7 de abril.

Desde 2008 que o Município de Viana do Castelo integra a Rede Portuguesa de Moinhos e, como em anos anteriores, irá fazer parte desta iniciativa.

O Moinho de Maré das Azenhas de D. Prior é o único Moinho de Maré existente no concelho de Viana do Castelo. Tal como no caso das azenhas, é um edifício robusto, com necessidade de uma preparação do local de implementação, uma vez que funciona com a diferença entre a preia-mar e a baixa-mar, precisa de condições específicas: proximidade da costa, geralmente no estuário dos rios, no local onde as águas do rio, sob a pressão da maré-alta, crescem para a margem, alargando-a.

Este moinho foi mandado construir pelo Abade de Lobrigos, no início do século XIX, para o abastecimento de farinha à cidade. No início do XX, o comerciante Jules Deveze substituiu o mecanismo de madeira por outro de ferro, que é o que podemos ver hoje. Deixou de funcionar nos anos 30.

O Moinho de Maré pode ser visitado nos dias 15 e 16 de abril, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.