IPVC passou testemunho à Universidade de Aveiro para os próximos campeonatos nacionais universitários

0
689

As fases finais dos Campeonatos Nacionais Universitários terminaram em Viana do Castelo e coube ao presidente do IPVC passar o testemunho para a a Universidade de Aveiro (UA), entidade organizadora do evento em 2024. A passagem de testemunho, entre o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, e o reitor da UA, Paulo Jorge Ferreira, decorreu no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, aquando do intervalo da final de basquetebol feminino. O reitor da UA recebeu a bandeira da FADU das mãos do presidente da FADU, Ricardo Nora. Ao longo de 12 dias intensos de jogos, sorrisos e aprendizagens, foram disputados quase 140 jogos por cerca de 1.500 participantes, a esmagadora maioria estudantes-atletas, divididos por 70 equipas. A iniciativa que mobilizou, ainda, dezenas de voluntários e transformou a cidade de Viana do Castelo na capital do desporto universitário.

Carlos Rodrigues desejou os maiores sucessos à futura organização do evento, reiterando a importância da prática desportiva como “promotora” de saúde física e mental, mas também de competências sociais e de cidadania. O presidente do Politécnico de Viana do Castelo destacou, ainda, o trabalho que o IPVC tem feito para promover o desporto entre os estudantes e o envolvimento de várias instituições locais na organização deste evento, como o Município de Viana do Castelo, para que tudo corresse da melhor forma. “A academia esteve mobilizada e a região também na organização deste evento. Estou certo de que foram umas grandes fases finais em Viana do Castelo. O Politécnico tem vindo a fazer um esforço para mobilizar os estudantes para a prática desportiva e penso que esta prova ajudou nesta tarefa”, considerou.

Vencedores

Associação Académica da Universidade do Minho: andebol feminino e masculino, basquetebol masculino; futsal masculino e voleibol feminino

Associação Académica da Universidade de Aveiro: basquetebol feminino

Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto: futebol masculino

Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico: futsal feminino

Universidade Nova de Lisboa: voleibol masculino