“É tempo de haver mais ambição em relação ao Cávado”

0
449

Já começou a 23.ª edição dos Joracarsil Jogos do Rio. Foi no dia 17 de junho que o Areal de Barcelinhos recebeu centenas de pessoas para o primeiro de quatro sábados desta iniciativa organizada pelos Amigos da Montanha, que decorrerá até 8 de julho, e que conta, mais uma vez, com os apoios institucionais da Câmara Municipal de Barcelos e da Junta de Freguesia de Barcelinhos.

O evento de promoção e valorização do Rio Cávado e suas margens, realizado em Barcelos, e que ocorre desde 1999, conta, mais uma vez, com a imprescindível ajuda altruísta de dezenas de voluntários e com a participação de cerca de 350 atletas, distribuídos por 25 equipas. E foi perante esta moldura humana e um sábado de verão, que ocorreu, ao início da tarde de sábado, a cerimónia de abertura. Américo Alves, presidente dos Amigos da Montanha, lembrou a dedicação que a associação e amigos têm feito pelo rio, reconhecendo, de seguida, que embora a Câmara Municipal de Barcelos tenha apoiado sempre a Associação nos Jogos do Rio, “é tempo de haver mais ambição em relação ao Cávado”.

O presidente da Junta de Freguesia de Barcelinhos, Rui Peixoto, também fez questão de destacar o enorme trabalho que os AM têm realizado ao longo dos anos em prol do rio e do ambiente. Jorge Frias, chefe de Gabinete do presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, garantiu que o Município estará sempre disponível para “tudo aquilo que for preciso”. Já Lim, Coordenador dos Jogos do Rio, apelou ao fair-play, à preocupação com a manutenção do Areal limpo no fim de cada dia e destacando, por outro lado, o facto de haver a estreia de uma equipa feminina no escalão de Infantis, e que representa, logo no primeiro ano, 20 por cento, do respetivo escalão.

De seguida, o ponto de partida dos Jogos propriamente dito deu-se por volta das 15h, quando dois elementos da Secção de Montanha colocaram, no topo da parede de Escalada, as Bandeiras dos AM e da Ética, esta última atribuída há dois anos pelo IPDJ. Daí até ao final da tarde, foi um corrupio de competição, adrenalina, alegria, diversão, fair-play, amizade, e respeito pelo meio-ambiente. Como foi prova disso uma das grandes novidades deste ano dos Jogos do Rio Joracarsil: as mini patrulhas ambientais, constituídas por crianças, que vestiram as fardas da GNR e, sempre acompanhadas pelas Guardas, percorreram o Areal de Barcelinhos para sensibilizar os presentes a importância da ética ambiental.

Além dos torneios de voleibol e futebol de praia, juntar-se-ão, nos próximos sábados, os de canoagem, orientação e atletismo.

Extra-competição, este ano, como novidade, apareceu a modalidade de beach ténis, que, no dia 8 de julho, contará com a presença de Pedro Maio, atleta 8 vezes campeão nacional, com 36 títulos internacionais, para um jogo de demonstração.

Além dos vários equipamentos de diversões espalhados pelo Areal de Barcelinhos, que são todos de utilização gratuita, piscinas, insufláveis, escorregas, baloiços, slide, passeios de canoa, serão realizados workshops, estando ainda disponível um bar, esplanada, sombrinhas, casas de banho e chuveiros.

Noutra vertente, no primeiro dia foram várias as pessoas que aderiram, com entusiamos, às aulas do Clube Karaté de Barcelos, Escola Pé de Dança e Máximo Gym. No próximo sábado, realiza-se mais um workshop pela Escola Pé de Dança, às 15h15, seguindo-se o taekwondo, pela Academia Unlimited Barcelos, às 16h e aula de zumba e treino funcional pelo Máximo Gym, às 17h. Durante a tarde vai ser, ainda, possível participar no atelier de olaria com o artesão Fernando Pereira.

Destaque, ainda, para os Prémios Underground, que, no dia 17 de junho, ofereceram uma noite no Hotel Minho, com pequeno almoço incluído; e entradas para um adulto e uma criança em cada um dos seguintes parques temáticos: Dino Parque, Badoca Safari Park e World Of Discoveries.

Os Joracarsil Jogos do Rio realizam-se todos os sábados, a partir das 14h30, no Areal de Barcelinhos, junto à ponte medieval, até ao dia 8 de julho.