Rotary “grandioso” em Viana e “inspirador” em Ponte de Lima 

0
983

O Rotary Club de Viana do Castelo promoveu, no Teatro Municipal Sá de Miranda, a segunda edição da Gala Serafim Baganha. No evento, foram entregues prémios de mérito académico a alunos do concelho e distinguidas empresas e instituições locais que se destacaram no apoio à comunidade. O presidente do Rotary Club de Viana do Castelo, António Ramalho, destacou a importância da gala por evocar Serafim Baganha, companheiro rotário que teve um papel activo e interventivo no clube e destacada dedicação ao movimento rotário. 

Para além dos alunos, também foram distinguidas as empresas que apoiam o movimento do Rotary Club, como é o caso da Sanitop. O administrador da empresa vianense, Johan Stevens, mostrou-se satisfeito por “ajudar a fazer um mundo melhor. “É algo grandioso e agradeço o convite para estar presente nesta gala. Tive a oportunidade de trabalhar com o Serafim Baganha e nunca esqueço o seu sorriso e boa disposição, sempre disponível para ajudar quem precisava. Deixou um grande legado”, frisou o administrador da empresa que tem apoiado vários projetos educacionais, humanitários e culturais, nomeadamente o complexo de saúde e o centro escolar de Cacheu, na Guiné-Bissau, e tem sido o principal patrocinador da equipa de atletismo Cyclones Sanitop, da Manuela Machado.

Diogo Barros tomou posse como novo presidente do Rotary Club de Ponte de Lima. Com uma colorida gravata, inspirada no lema rotário deste ano – “Crie esperança no mundo” – o novo líder assegurou que dará continuidade “às boas ideias” do clube, como a Universidade Sénior.

No jantar de transmissão de tarefas, o novo presidente chamou a atenção para a perda de esperança relacionada com o isolamento e a disrupção das ligações sociais, sobretudo nas crianças, jovens e idosos, durante a recente pandemia. “Pedir ajuda é um ato de coragem. Terminemos com o estigma associado ao pedido de ajuda para a saúde mental, pois este é um assunto que não pode ser mais tabu”, apelou Diogo Barros, assegurando que procurará promover a inclusão em todas as actividades do clube.

Leia as duas reportagens na edição desta semana do “Alto Minho”