“Arcos de Valdevez leva a sério a arte”

0
718

Até ao dia 5 de agosto, três artistas plásticos estão a pintar paredes de edifícios na rua da Valeta, no centro histórico de Arcos de Valdevez. A iniciativa, intitulada de MurArcos, pretende promover a arte urbana e as tradições do Alto Minho.
Tiago Regg Salgado, Daniela Guerreira e Mariana Duarte Santos estão a criar três obras individuais de arte urbana. Tiago está a pintar o rio e o guarda-rios, Daniela uma mão enrugada a segurar um cesto e Mariana a vaca cachena.
“Este é um projeto diferenciador”, assegurou João Manuel Esteves, presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez. Para o autarca, o festival de arte urbana segue uma estratégia municipal. “Queremos aliar a tradição e o património à modernidade. Também queremos dinamizar o espaço urbano e os centros históricos. É necessário valorizar estes locais”, declarou.
Tiago Regg Salgado é o curador do MurArcos e tem raízes familiares na vila de Arcos de Valdevez. “Alguns dos meus familiares andavam nesta rua. Diziam que isto era um centro comercial ao ar livre e que era um bairro peculiar. Se nós focarmos o genuíno, o peculiar e o que foi a Valeta, vamos ter obras incríveis. Isto quer dizer que Arcos de Valdevez leva a sério a arte”, considerou o artista que tem uma uma ligação afetiva ao projeto. “Estou a prestar uma homenagem ao meu avô e gostava que ele me visse a pintar. Desde miúdo que venho a Arcos de Valdevez e é muito estranho intervir neste local”, confessou o artista plástico de 35 anos.
Já Daniela Guerreiro, natural de Faro, partilhou que as pessoas têm-se identificado com a sua obra. “Já me disseram que é a parteira que morava aqui, que é a mulher que vivia na esquina… Vou deixar que as pessoas continuem a contar histórias em relação à minha pintura.  Queria fazer algo para a comunidade”, frisou. No dia 5 de agosto, as obras do MurArcos vão ser apresentadas ao público.