Idosos do Vale do Neiva mostram “devoção genuína” à Senhora do Minho

0
733

A Associação Sénior de Barroselas e Vale do Neiva proclamou a Senhora do Minho como a sua padroeira. A homenagem, realizada no Dia dos Avós, contou com momentos de devoção e muita animação. Aproveitando a celebração do Dia dos Avós, os idosos juntaram-se para fazer uma homenagem à Senhora do Minho e partilharam vários momentos de devoção e alegria. Junto ao altar improvisado com uma imagem da santa minhota, rezaram e cantaram, a pedir a sua protecção divina. O dia de animação incluiu ainda actividades de ginástica, dança e um almoço convívio. 

José Carvalho, natural de Vitorino dos Piães e casado em Barroselas, foi um dos mentores da iniciativa, agradado com a ideia de associar o Dia dos Avós à homenagem à santa. Todas as quartas-feiras, um grupo de idosas reza à Senhora do Minho. Manuel Passos, pároco em Barroselas e em Carvoeiro, foi o padre que dirigiu a proclamação da Senhora do Minho. “É uma homenagem que está na alma das pessoas e mostra uma devoção genuína. Também é muito especial homenagear a Mãe como a padroeira no Dia dos Avós”, acrescentou. 

Carlota Borges, vereadora da Coesão Social na Câmara Municipal de Viana do Castelo, enalteceu a iniciativa da Associação Sénior de Barroselas e Vale do Neiva. “Ainda por cima no Dia dos Avós e com uma vertente religiosa, que muito diz aos mais idosos”, frisou, mostrando-se agradada pela criação de atividades na Associação Sénior de Barroselas e Vale do Neiva. “Ao longo do ano desenvolve atividades extraordinárias. Conseguem ter uma boa moldura humana nas suas atividades e foi muito gratificante tirar todos estes idosos de casa no Dia dos Avós. Estão de parabéns por aquilo que proporcionaram”, elogiou.