Começou a Romaria d’Agonia!

0
708

Meia centena de artesãos participam este ano na Feira de Artesanato da Romaria da Senhora d’Agonia como habitualmente no Jardim Público, que já abriu ao público e decorre até 22 de agosto. No mesmo local, está patente também a exposição fotográfica “O traje na Romaria”. A abertura desta feira marca o início do programa da Romaria da Senhora d’Agonia, que este ano foi alargado no número de dias.

“A feira tem vindo a aumentar em oferta e qualidade, sendo uma montra viva do artesanato da região e onde aparecem, anualmente, novas formas de aplicação”, explica António Cruz, da VianaFestas, promotora das Festas da cidade.

A mostra digital da Feira de Artesanato das Festas de Nossa Senhora d’Agonia, lançada em 2020, vai continuar disponível. Este diretório online, que integra a página oficial da Romaria, em www.festasdagonia.com permitirá aos artesãos divulgar os seus produtos, arte e contactos. Através deste diretório, os utilizadores poderão ver o portefólio de cada artesão participante, com fotografias dos seus trabalhos.

Com um total de 53 expositores, incluindo artesãos que trabalham ao vivo, a feira mantém-se em funcionamento até 22 de agosto, preenchendo um corredor natural de 350 metros no Jardim Marginal de Viana do castelo, com entrada livre. Também no Jardim está patente a exposição fotográfica “O Traje na Romaria” que mostra a importância que o traje tem, a sua aplicação Romaria, dando a conhecer os Trajes da Romaria, o que estes representam, de onde provêm, assim como, em que momentos estes são usados.

“O traje está presente em todos os quadros da Romaria é uma identidade da festa. Esta é uma exposição que para além de mostrar a beleza dos nossos trajes é didática”, destaca a organização.

No edifício dos Antigos Paços do Concelho, na Praça da República, funciona como Posto de Informação sobre a Romaria d’Agonia, que decorre de 14 a 22 de agosto na cidade. No local é possível encontrar, entre outra informação sobre a festa, uma exposição com as cinco propostas para o cartaz oficial da Romaria d’Agonia deste ano mais votadas pelo júri e os cinco finalistas do Concurso “Des_Romaria”, realizado pela primeira vez.

“O Posto de Informação terá também um reforço na imagem do ‘Somos Todos Romaria’, com novos temas e peças, como vestuário alusivo, canecas, cadernos ou publicações. Será um local de muita interação com quem nos visita e com a população”, sublinha António Cruz.