Dia de Barcelos exaltou o orgulho de ser minhoto

0
682

A comemoração do 95° aniversário da elevação de Barcelos a cidade ficou marcada por várias homenagens a personalidades do concelho, que se têm distinguido em várias áreas. A fadista Gisela João, os funcionários municipais Amadeu Barbosa e Vítor Pinho, o oboista Samuel Bastos, a título póstumo, o empresário Alberto Figueiredo, Herculano Ferreira do emblemático restaurante Pedra Furada, a médica Inês Monteiro, a professora universitária Patrícia Gonçalves, o professor Constantino Lopes, a enfermeira Eduarda Rego foram homenageados com a medalha de mérito municipal -grau prata. A artesã Júlia Côta e o padre António Trigueiros receberam a medalha de honra da cidade de Barcelos-grau ouro.

Durante a cerimónia, os homenageados (entre os quais o pai do autarca, Constantino Lopes) foram ressaltando o orgulho de serem minhotos e oriundos de Barcelos.

Mário Constantino disse que não teve a “veleidade” de propor o nome do seu pai, mas aceitou “democraticamente” a vontade da comissão que escolhe os homenageados. “E mesmo não sendo politicamente correcto, acho que, querido pai, mereces esta homenagem”, disse, considerando os seus pais como “fonte de bons exemplos e luz de farol de vida”.