José Maria Costa reforça “parceria duradoura” entre Portugal e Senegal

0
401

O secretário de Estado do Mar, José Maria Costa, participa no Fórum Economia Azul Portugal-Senegal Uma Parceria Duradoura, promovido pela Embaixada de Portugal em Dakar, em parceria com a AICEP Portugal Global e pelo Ministério das Pescas e da Economia Marítima do Senegal. 

Este evento, que junta dezenas de empresas e organismos de ambos os países com ligação ao Mar e à Economia Azul, tem como objetivo reforçar as relações bilaterais entre Portugal e o Senegal no setor da economia marítima, através da promoção de sinergias entre os agentes do setor e da valorização e identificação de oportunidades de investimento. 

Portugal e o Senegal têm vindo a trabalhar com vista a incrementar o relacionamento económico bilateral e alargá-lo a outros domínios, onde existem complementaridades e oportunidades comerciais, quer ao nível bilateral, mas também com vista a uma abordagem conjunta a países de África Subsariana. Este é o caso da Economia Azul, em que, no quadro do compromisso bilateral para construir uma economia azul sustentável e inclusiva, existem amplas oportunidades de cooperação entre ambos os países.

Desta forma, os desafios enfrentados pelo Senegal para se tornar um hub marítimo internacional, quer ao nível da formação, capacitação, transferência de tecnologia e investigação científica, podem ser mitigados através de uma cooperação entre ambos os países, dada a experiência portuguesa nas áreas indicadas.

Pretende-se, assim, a consolidação das relações bilaterais entre Portugal e o Senegal nos setores da pesca, da aquacultura e da economia marítima; o estabelecimento de sinergias entre os agentes dos setores em causa; e a valorização das respetivas oportunidades de investimento.