Arcos de Valdevez faz magia com Natal pelo mundo

0
923
Assistir a um concerto da solista de André Rieu, aprender a fazer uma bebida quente de vinhão com mel e especiarias ou viver momentos “mágicos” nas florestas “encantadas” da Miranda ou Cabana Maior são algumas das muitas propostas da programação natalícia no concelho de Arcos de Valdevez. Quem comprar no comércio tradicional também se habilita a dezenas de prémios, num valor total de 13 mil euros.
“Era uma Vez, a Magia de Natal em Arcos de Valdevez, onde Portugal se Fez”. Este é o mote da programação para a quadra festiva que se avizinha preparada pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e pela Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca, garantindo que a oferta serve todos os públicos com actividades por todo o concelho. As luzes de Natal são ligadas logo no primeiro dia de Dezembro, numa cerimónia que este ano será acompanhada de música e dança. Como habitualmente, decorrerá a exposição das árvores de Natal das associações e instituições de solidariedade social do concelho e, pela primeira vez, a 8 de dezembro, o Campo do Trasladário acolhe a iniciativa “Natal pelo mundo” que proporcionará um dia de convívio aos cidadãos estrangeiros residentes em Arcos de Valdevez.
De 14 a 17 de dezembro, oCampo do trasladário transforma-se num mercado de Natal, com um programa próprio que contará com animação musical, teatro e ainda demonstrações de culinário onde é possível, por exemplo, aprender a fazer uma bebida quente de vinhão com mel e especiarias. A Porta do mezio também vai ser o placo de uma aldeia natal, de 15 a 30 de dezembro, e no dia 17 de dezembro decorrerá a corrida solidária no centro da vila. A inscrição é paga com géneros que serão distribuídos pelas famílias mais carenciadas. Destaque, ainda, para o concerto de música clássica de carla Maffioletti, solista de André Rieu com os solistas da Orquestra Sinfónica da casa da Música no porto no dia 18 de dezembro. A animação de rua será uma constante na semana que antecede o Natal e não faltarão actividades para os mais pequenos, como as oficinas no centro de Ciência Viva, no paço de Giela ou Biblioteca Municipal. Ao cair da noite, a magia acontece em Cabana maior com a iluminação de um trilho nocturno nas Lagoas da Travanca, de 1 Dezembro a 14 de janeiro. Nos dias 22 e 23 de dezembro, decorre também a iniciativa “Natal Mágico na Floresta Encantada” na freguesia da Miranda. A programação encerra com um concerto da banda da Sociedade Musical de Arcos de Valdevez no dia 14 de janeiro.
“Este é um programa para todos, dos mais pequenos mais velhos. E é um bom momento para fazer inclusão social e grande confraternização cultural com variada oferta na iniciativa do Natal pelo Mundo”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, destacando a importância desta “injecção” para a dinâmica do comércio nesta altura do ano. “Esta é uma oportunidade de promover o nosso comércio, artesanato e economia. É preciso mostrar as opções e ajudar a nossa economia”, declarou, garantindo que esta dinâmica traz retorno económico para o comércio local. Na verdade, o comércio tradicional também se junta à festa, através de um protocolo com a Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e quem fizer compras nos estabelecimentos aderentes habilita-se a ganhar mais de 40 prémios, num total de cerca de 13 mil euros. “O objectivo é que as pessoas comprem em Arcos de Valdevez r estarmos todos em família nesta altura do ano”, declarou Francisco Peixoto Araújo, director executivo da ACIAB. haverá também um concurso de montras.