“Um pano bordado não é um lenço dos namorados”

0
471

É nos bordados dos Lenços dos Namorados que as peças que desfilam na Gala Namorar Portugal, em Vila Verde, se inspiram. No entanto, a arte de bordar não é para todos e são as cinco bordadeiras da Aliança Artesanal que, ponto a ponto, dão forma a muitos dos desenhos dos coordenados. Pelas mãos de Cristina Lopes, Aurora Maia, Alice Cunha, Lurdes Borges e Alcina Fernandes já passaram centenas de peças artesanais, que também bordam para estilistas reconhecidos, como Nuno Gama. 

Habituadas a bordar desde há décadas, as colaboradoras da Aliança Artesanal não escondem que trabalhar nestas peças implica uma “responsabilidade acrescida”. “Às vezes as pessoas compram um pano bordado e não um Lenço dos Namorados”, alertam.

“São peças que depois vão desfilar em passerelle e é um orgulho ver que o nosso trabalho acaba por ir mais além”, declarou Cristina Lopes, uma das cinco bordadeiras. Natural de Pico de Regalados, aprendeu a bordar na Obra das Mães, em Vila Verde, quando terminou os seus estudos aos 16 anos. Foi nessa altura que soube o que era um Lenço dos Namorados e foi “picada” pelo “bichinho” de Conceição Pinheiro, que a levou a apaixonar-se também por esta arte. 

LEIA A REPORTAGEM COMPLETA NA EDIÇÃO DESTA SEMANA DO “ALTO MINHO”