André Guimarães é o voluntário de Vizela selecionado para projecto europeu em França

0
188

André Guimarães é o jovem de Vizela que vai para Frontignan La Peyrade ao abrigo de um projeto de voluntariado Corpo Europeu de Solidariedade. O jovem foi recebido na Câmara Municipal pelo presidente da Câmara, que lhe entregou uma bandeira do Município, uma Vizela Romana e os livros recentemente editados pelo Município, símbolos da identidade do concelho.

À semelhança do que tem acontecido nos anos anteriores, após um período aberto para candidaturas, o município de Vizela selecionou um jovem que vai ter um período de mobilidade na cidade de Frontignan de La Peyrade, localidade que tem um protocolo de geminação com Vizela. André Guimarães tem 29 anos e vai estar em França por um período de 12 meses, com início em março e fim em fevereiro de 2025.

O jovem voluntário de Vizela irá estar com um grupo de mais 4 jovens de diversas nacionalidades e vai desenvolver atividades que promovam a mobilidade europeia dos jovens da cidade francesa, vai colaborar na organização e dinamização de várias atividades culturais e educativas, e vai ainda colaborar com uma organização de inclusão social sediada em Frontignan.

Esta experiência de voluntariado tem a particularidade de ser também uma experiência de aprendizagem experiencial. Este programa está desenhado para que haja suporte no desenvolvimento de uma série de competências, tais como o sentido de iniciativa e empreendedorismo, expressão e consciência cultural, comunicação em língua estrangeira, aptidões digitais, sociais e cívicas, ou seja competências essenciais para o século XXI.

Esta experiência de voluntariado é certificada através do Youthpass, uma ferramenta ao dispor dos participantes em projetos financiados pelo programa Corpo Europeu de Solidariedade e que descreve as suas experiências e aquilo que aprenderam. Este certificado é um documento importante para os voluntários anexarem nos seus currículos na busca de futuras oportunidade de trabalho.