Seniores de Valença regressaram à escola para comer anho no forno e celebrar a Páscoa

0
462
Um grupo com 180 seniores de Valença reuniu-se na escola sede do Agrupamento Muralhas do Minho para um almoço tradicional e de convívio de Páscoa. Anho no forno à moda de Valença, com o famoso arroz no alguidar, foi o prato escolhido para o almoço. “Este é um prato tradicional da gastronomia valenciana, de muitas memórias para todos estes seniores e que nesta quadra festiva da Páscoa é o rei da mesa das famílias valencianas”, frisou a autarquia de Valença.
O presidente da Câmara, José Manuel Carpinteira, e a vice-presidente, Ana Paula Xavier, estiveram no almoço e destacaram a importância de dinamizar estes convívios para o estímulo da socialização e dos afetos de modo a proporcionar um envelhecimento ativo. No final, a vice-presidente destacou, ainda, “a disponibilidade e empenho de todas as instituições valencianas na organização destas atividades”. As mesas foram decoradas pelas várias instituições com motivos alusivos a esta quadra festiva da Páscoa. O convívio foi enriquecido com a atuação da Tuna da Universidade Sénior de Valença que proporcionou um espetáculo com a interpretação de músicas emblemáticas do cancioneiro popular português.
Na atividade participaram as várias instituições locais que trabalham com os seniores nomeadamente o Centro de Convívio de Verdoejo, o Lar da Santa Casa da Misericórdia, o Lar do Centro Humanitário da Cruz Vermelha, o Centro de Dia e Convívio da ASRAR – Associação de Reformados e Pensionistas do Concelho de Valença, o Centro de Dia de São Pedro da Torre e o Centro de Convívio dos Arcanjos São Miguel e São Gabriel de Fontoura.