Iúri Leitão em quinto no omnium e de bronze no madison

0
419

O ciclista vianense Iúri Leitão terminou em quinto lugar a prova de omnium da Taça das Nações de ciclismo de pista em Milton, no Canadá, numa competição ganha pelo britânico Ethan Hayter. Em dupla com Ivo Oliveira, o ciclista de Santa Marta de Portuzelo conquistou a medalha de bronze na prova de madison. Com este resultado, Ivo Oliveira e Iúri Leitão consolidaram a posição de Portugal em zona de qualificação no ranking de qualificação olímpica, que fechou nesta 3.ª e última prova da Taça das Nações.

O ciclista luso, que conquistou o título mundial de omnium em 2023 em Glasgow, não começou da melhor forma, tendo somado apenas um ponto no scratch, depois de terminar na 21.ª posição.

Na prova seguinte, a corrida de ritmo, conseguiu ser segundo, tendo somado 38 pontos, enquanto na eliminação foi oitavo e adicionou 26 pontos.

Iúri Leitão entrou na última prova do omnium com 65 pontos, na nona posição da classificação geral. Na corrida por pontos, o português conseguiu dobrar por duas vezes os adversários e somou pontos em dois sprints.

No final somou 111 pontos e terminou no quinto lugar, a apenas um ponto de Dylan Bibic, quarto classificado.

A medalha de bronze em Madison foi conquistada pelos ciclistas portugueses, que somaram 46 pontos, depois de terem pontuado em oito “sprints” e conseguirem dobrar o pelotão uma vez.