“Símbolos da Resistência” conduzem “Itinerarium” por locais emblemáticos de Braga

0
318

A Praça da República é o ponto de encontro do próximo Itinerarium, que irá guiar os participantes pelos “Símbolos da Resistência” de Braga. A iniciativa, que terá como orador convidado o professor da Universidade do Minho, José Manuel Cordeiro, realiza-se no próximo dia 20 de Abril, pelas 10h00.

Neste percurso pelo centro da Cidade serão visitados alguns dos locais onde se desenvolveram actividades de resistência e oposição ao regime do Estado Novo. O itinerário desta visita passará pela visita aos cafés Astória e Vianna, antigo Café Peninsular e o “Nosso Café”, Theatro Circo e ainda a apresentação de locais de importância para este período em destaque, como a Livraria Oswaldo Sá, prédio da candidatura do General Humberto Delgado, em 1958, na Av. Liberdade e o local onde existiu a Livraria Victor.

A iniciativa promovida pelo Município de Braga em parceria com a Universidade do Minho, para a promoção do conhecimento do património Bracarense, é de entrada livre, mas os interessados deverão efectuar a sua inscrição através de cmbcultura.eventbrite.com.

O Itinerarium divide-se em 4 eixos temáticos: cidade perdida, cidade recordada, cidade vivida e cidade experimentada. No programa de visitas e sessões de história local que decorre até ao final do ano prevê-se o conhecimento de espaços, monumentos, tradições e temáticas diversas da História bracarense.

Refira-se que o projecto conta com a curadoria científica da Doutora Maria Marta Lobo de Araújo, docente do Departamento de História do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho.