PSD divulga primeiros nomes dos candidatos às Câmaras no Alto Minho

0
211

A distrital do PSD já divulgou três nomes para liderar as candidaturas às Câmaras de Ponte da Barca, Caminha e Paredes de Coura. Em reunião da distrital, foram aprovados e homologados os nomes de Augusto Marinho como recandidato à Câmara de Ponte da Barca, de Liliana Silva para a Câmara de Caminha e Venâncio Fernandes à Câmara de Paredes de Coura.

O nome de Augusto Marinho constava na lista de 77 recandidatos a presidentes de câmara divulgada, na semana passada, pelo secretário-geral e coordenador autárquico nacional do PSD, José Silvano.

Nas autárquicas de 2017, Augusto Marinho, de 46 anos, conquistou a liderança do concelho ao Partido Socialista (PS), tendo ficado a liderar a autarquia com maioria absoluta já que elegeu quatro mandatos num total de sete. O PS ficou com três lugares na vereação.

Contactada pela Lusa, Liliana Silva, de 42 anos, adiantou que a sua candidatura Câmara de Caminha será oficialmente apresentada no dia 21 de março. Ex-deputada do PSD na Assembleia da República, eleita pelo círculo eleitoral de Viana do Castelo em janeiro de 2019, Liliana Silva é atual vereadora no executivo da maioria socialista liderado por Miguel Alves, juntamente com os sociais-democratas Paulo Pereira e Manuel Marques.

A contabilista é ainda presidente da comissão política concelhia do partido. Liliana Silva foi eleita líder local do PSD em novembro último, num sufrágio a que se apresentou uma lista única e que elegeu, ainda, Rosa Máximo para presidente da Mesa da Assembleia. Pela primeira vez na história do PSD de Caminha, a liderança dos dois principais órgãos do partido está nas mãos de mulheres.

Já em Paredes de Coura, o ex-gerente bancário e atual empresário Venâncio Fernandes volta a ser o candidato do PSD à presidência da Câmara nas eleições autárquicas deste ano. O nome de Venâncio Fernandes “foi indicado pela distrital pelo facto de o concelho de Paredes de Coura não ter órgãos eleitos”.

Venâncio Fernandes, de 63 anos, foi deputado da Assembleia Municipal de Paredes de Coura, eleito pelas listas do PSD, entre 2005 e 2009. Esteve também ligado à vida associativa tendo, por exemplo, sido presidente da Associação de Vascões.