“Observatórios de Esposende estão mal posicionados e Torre de Belinho precisa de reparação urgente”

0
229

O biólogo Nuno Gomes Oliveira considera que o Observatório de Esposende está “mal posicionado” para a observação de aves e que a Torre de Observação Panorâmica de Belinho precisa de “urgente reparação ou desmontagem”. O biólogo esteve em Esposende a convite da Associação Cidadãos de Esposende e, de acordo com a associação, apesar de achar o “Observatório de Esposende”, localizado a escassos metros da marginal de Esposende, como “uma peça interessante”, refere que “o acesso e posição de observação estão erradas”, pelo que teria sido importante ter investido “na ajuda de um ornitólogo experiente”.

Na visita que fez à Torre de Observação Panorâmica de Belinho, o biólogo, face “ao seu deplorável estado de conservação”, aconselhou “à urgente reparação ou desmontagem, sendo ainda alvo de reparo a localização, exatamente do lado oposto ao que seria previsto num observatório”, informou a Associação de Cidadãos de Esposende.

Em relação ao “Observatório da Redonda” em Marinhas, o biólogo Nunes de Oliveira considera que “é um observatório em que pouco se observa já que está mal posicionado”. “Para o prestigiado biólogo, os locais visitados em Esposende são investimentos feitos sem critérios técnicos e condenados à falta de manutenção o que os torna/tornou rapidamente obsoletos, sendo motivo (eles próprios) de degradação da paisagem”, acrescentou a associação que tem prevista a visita para o próximo mês de mais uma personalidade nacional com o objetivo de analisar a segurança na Ecovia do Litoral Norte.