Assistentes sociais em ação criam plataforma nacional de apoio a refugiados ucranianos

0
403

Um grupo com mais de 70 assistentes sociais criou a Plataforma de Apoio Psicossocial às Pessoas Refugiadas da Ucrânia. A ideia partiu de duas assistentes sociais, Irene Fonseca, de Vila Real, e Ilda Reis, de Caminha.

O objectivo da plataforma, que está a ser desenvolvida de forma voluntária pelos assistentes sociais espalhados pelo país, é ajudar os refugiados que chegarem a Portugal com informação e aconselhamento sobre direitos sociais e humanos, encaminhamento/mediação na articulação com as diversas respostas institucionais da rede social, esclarecimento de dúvidas na área social e orientação nas situações da forma mais  adequada, e célere, na procura de respostas às necessidades reais identificadas de cada família. “A nossa preocupação vai para além do momento atual, em que muitos grupos de voluntários se mobilizam para o apoio de transporte, para o acolhimento temporário, para a recolha de bens essenciais, preocupamo-nos em assegurar os direitos sociais e humanos destas famílias, nomeadamente o acesso aos serviços de saúde, à integração das crianças e jovens na escola de forma a que haja uma integração preparada, apoios sociais. Preocupam-nos também com os problemas que vão surgir a médio-longo prazo e a necessidade de autonomização destas famílias”, esclareceu Ilda Reis. “Os serviços no terreno estão a organizar-se para dar resposta, mas uma família que chega a Portugal precisa de um apoio mais imediato para a ajudar e encaminhar de forma mais adequada à sua situação”, reforçou a assistente social de Caminha, indicando que a plataforma já recebeu “vários pedidos de ajuda” que depois são triados mediante distrito e concelho para serem resolvidos pelos assistentes sociais que estejam mais perto de onde surgir o pedido. 

Os pedidos de apoio podem ser efectuados através do email assistentessociais.acao@gmail.com, do telefone 351 919417575 que funciona de segunda a sábado, no horário das 10h às 18h ou através de um formulário online disponível em https://forms.gle/bDsz3aP5KD7S9iyv9. Para já, o formulário está em português, mas o objetivo é que em breve seja traduzido para ucraniano.