Caminha realizou três fogos controlados em baldios para prevenir incêndios

0
486

Várias zonas de terreno baldio em Azevedo, de Riba de Âncora e Arga de Cima, no concelho de Caminha, foram alvo de ações de fogo controlado, que abrangeram uma área de 65 hectares. As três ações de fogo controlado foram promovidas pelo Município de Caminha, em articulação com o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, no âmbito da Gestão de Fogos Rurais, com o objetivo da redução da carga combustível, e no âmbito do Mecanismo de Apoio à Realização de Queimadas.

“Este tipo de ações é fundamental para prevenir o verão e acautelar, da melhor forma que conseguimos, o nosso património natural. É público o grande investimento que fazemos nesta área, na proteção civil, e este é um esforço que iremos continuar e que vale a pena”, afiançou o presidente da Câmara que acompanhou a operação.

Rui Lages elogiou o trabalho dos profissionais e a dedicação que demonstram todos os dias, zelando pelo território e pela segurança de todos os cidadãos. “Muitas vezes, este esforço não se vê, mas é contínuo, de todos os dias e nunca será demais realça-lo”, reforçou.

Estas ações contaram com a participação do Gabinete Técnico Florestal do Município, Bombeiros das duas corporações do concelho, Técnicos do ICNF, Equipas de Sapadores Florestais, elementos da Força de Sapadores Bombeiros Florestais e elementos das equipas do Corpo Nacional de Agentes Florestais.