Junco de Forjães já tem selo

0
761

Isa Joana Silva é a primeira, e para já a única, UPA/artesã certificada do junco de Forjães.

Em sessão realizada, no Centro Cultural de Forjães, teve lugar o processo de certificação da Unidade Produtiva Artesanal (UPA) desta artesã. Garantindo a qualidade e o vínculo do território da cestaria em junco de Forjães, as peças da sua autoria são devidamente reconhecidas através de etiquetas de certificação, numeradas sequencialmente e com o nome da UPA,atribuídas pelo organismo de certificação (A.CERTIFICA).

O ato ficou também marcado pela entrega das Cartas de Artesão de Mérito pelo CEARTE a Rosa Maria Pinto Brochado dos Santos, Maria Celina dos Santos Teixeira e Maria Filomena Mendanha da Rocha, que, não obstante não se dedicarem à atividade, viram reconhecido o seu trabalho em prol do artesanato de junco.

  • É um prazer enorme estar aqui neste momento pleno de significado”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, expressando satisfação por ver dar frutos o investimento do Município na preservação e promoção do artesanato do junco de Forjães. Em causa está, assinalou o autarca, o reconhecimento do património de Forjães e da sua comunidade, sendo, pois, de toda a justiça a concretização do processo de certificação, assimcomo ver reconhecido publicamente o trabalho de artesãs seniores.