Escola de Esqueiros mais bonita e funcional

0
617

As crianças do ensino pré-escolar e do primeiro ciclo da Escola Básica de Esqueiros, em Vila Verde, já podem aprender e brincar no mesmo edifício, depois de obras de ampliação e requalificação, que incluíram a construção de mais duas salas, um refeitório e um parque infantil. O dia da inauguração foi de festa com a comunidade escolar, marcada pela alegria contagiante dos mais pequenos que cantaram, dançaram e declamaram poesia.
A empreitada na Escola Básica de Esqueiros, que tem 62 alunos, incluiu ainda a instalação de ar condicionado e substituição da iluminação. O investimento global foi de quase 500 mil euros, com financiamento do programa operacional regional Norte2020.
Mariana Tejo está de saída da Escola Básica de Esqueiros, para começar a estudar no segundo ciclo, por isso, lamentou não ter tido mais tempo para aproveitar o parque infantil e o refeitório mais perto.
Júlia Rodrigues Fernandes, presidente da Câmara Municipal de Vila Verde, garantiu que a educação é uma das prioridades do seu Município. “A requalificação da Escola de Esqueiros responde a uma necessidade local porque as crianças são o nosso futuro e, por isso, adquirimos um terreno para termos um parque onde crianças possam brincar e serem felizes”, frisou, considerando importante ter os dois níveis de ensino juntos na mesma escola. “Neste momento, estamos todos juntos a trabalhar de uma forma muito mais articulada e é fantástico perceber que essa articulação foi graças a esta união de esforços”, referiu, mostrando-se orgulhosa pelo facto de a Escola de Esqueiros ser muito procurada. “Vai continuar a ser uma das escolas de referência do nosso concelho. É uma escola que fica muito colada ao centro urbano e há famílias que procuram locais com menos alunos. Além disso, também é conhecida por causa das pessoas que aqui trabalham e da qualidade do seu ensino”, realçou. A autarca aproveitou para adiantar que, a breve prazo, vão avançar obras na EB de Barbudo, na EB Monsenhor Elísio Araújo e na climatização na EB de Vila Verde.