“Alunos do Instituto Britânico de Ponte de Lima chegaram mais longe com o inglês!”

0
597

Maria Helena Távora é diretora pedagógica do Instituto Britânico de Ponte de Lima há 40 anos. Ao longo das quatro décadas, viu sair da instituição milhares de jovens limianos formados em inglês, com o diploma de Cambridge na mão. Mesmo quando terminam os estudos, a docente continua a manter o contacto com os seus alunos e faz questão de acompanhar todas as suas conquistas profissionais. 

A diretora pedagógica, limiana de gema, revelou que, em 45 anos de existência da instituição, já “foram entregues inúmeros diplomas nacionais e internacionais, carimbados pela Universidade de Cambridge” a alunos limianos. “De vez em quando vêm-me visitar alunos que, orgulhosamente, eu marquei e fico emocionada porque eles sentem mesmo uma certa gratidão por terem conseguido chegar mais longe com o inglês”, partilhou, visivelmente emocionada. “Nós tivemos muitos alunos que não chegaram a obter os certificados e hoje estão a voltar ao Instituto porque perceberam que precisam deles para trabalhar. Eu acho que esse é o futuro, todos vão ter de aprender o inglês como língua materna e, se souberem outra língua, o posto de trabalho será entregue de imediato. Está visto que o inglês veio para ficar”, atirou. 

De acordo com Helena Távora, o Instituto Britânico de Ponte de Lima conta com o apoio da British Council, uma instituição pública do Reino Unido que tem como objetivo difundir a língua e a cultura inglesa, através da Associação Luso-Britânica do Porto e da Associação Luso-Britânica do Minho, com quem “colabora intimamente”. “Nós fazemos parte da Rede Internacional dos Centros de Preparação de Cambridge Oficiais. Ou seja, só nós é que somos oficiais e só nós é que podemos preparar alunos para os exames de Cambridge. Recebemos os relatórios diretamente de Cambridge e é isso que nos dá a possibilidade de nos mantermos nessa rede internacional”, salientou, notando que isso permitiu que o Instituto Britânico de Ponte de Lima pudesse participar na revista anual de Cambridge em 2011 e em 2012. “Fomos a única escola a nível nacional que foi escolhida para fazer parte dessa revista. É um orgulho muito grande”, partilhou.  

Leia a reportagem na íntegra com a directora pedagógica do Instituto Britânico de Ponte de Lima na edição desta semana do Alto Minho.