“Se poluirmos o Rio Vez, os animais ficam sem casa”

0
371

O Rio Vez, em Arcos de Valdevez, transformou-se num “laboratório de ciência ao ar livre”, onde os 400 alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez e utentes do Centro de Actividades e Capacitação para a Inclusão da Santa Casa da Misericórdia de Arcos de Valdevez puderam fazer experiências. A iniciativa, intitulada “Viva o Vez”, serviu para assinalar o Dia Mundial da Árvore e o Dia Internacional das Florestas com atividades orientadas por investigadores e profissionais na praia fluvial da Valeta.

Aurora Pereira e Maria Gomes estiveram a ver imagens de animais que habitam no rio. “Aprendemos que aqueles bichinhos pequenos que saltam na água chamam-se alfaiates. Quando os víamos tínhamos medo, mas agora sabemos que ele não nos fazem mal. Os animais estão tranquilos nos seus habitats. Nós é que os chateamos”, declararam as estudantes que andam no sétimo ano na Escola Básica Dr. Manuel da Costa Brandão – Sabadim, frisando que a iniciativa mostrou a importância de preservar o rio. “Se nós poluirmos o rio, os animais ficam sem casa”, concordaram as alunas, que costumam frequentar a praia da Valeta no verão. “É um rio grande e muito calmo. Tenho pé na maioria dos locais”, realçou Maria. A coordenadora da escola de Sabadim, Augusta Gabriel, enalteceu a iniciativa “Viva o Vez” por permitir aos alunos observarem a natureza, em vez de ficarem na sala de aula a ouvir que peixes tem o rio Vez.

Os alunos do curso de Técnico Auxiliar de Farmácia na Epralima tiveram a oportunidade de ver plantas e perceber a sua utilidade na saúde. “Estivemos a ver como elas nos podem ajudar no dia–a-dia e o que é possível fazer produtos com as plantas. A monitora disse-nos para pesquisarmos sobre as plantas quando passearmos e iremos olhar com mais atenção para a natureza”, salientaram Lucas Rocha, do 10º ano, e Cláudia Silva, do 12º. Natural de Cendufe, Claúdia Silva também gosta de ir até à praia da Valeta. “Gosto de ouvir o som da água e dos animais e de sentir a aragem, mas hoje estou a aproveitar de uma forma diferente”, confessou.