Esposende abriu as portas à “Catraia de livros” e viveu semana intensa de leitura 

0
234

Uma semana intensa em torno do livro e da leitura resumiu a “Catraia de Livros – Semana da Leitura”, iniciativa que decorreu entre os dias 21 e 27 de fevereiro, numa organização do Município de Esposende. As atividades repartiram-se entre o Largo Fonseca Lima, onde decorreu a Feira do Livro, e o Auditório Municipal de Esposende.

A edição deste ano foi dedicada ao centenário do nascimento de José Saramago, reunindo escritores, atores e músicos, que revisitaram o universo do Prémio Nobel da Literatura 1998. Entre eles, esteve o escritor José Luís Peixoto, Prémio José Saramago 2001, o professor Cândido de Oliveira Martins, Paulo Condessa, Rachel Caiano, entre outros.

Esta edição afigurou-se com um formato diferente dos anos anteriores, com o intuito de trazer a comunidade escolar ao centro da cidade, envolver os cidadãos e o comércio local, criando uma dinâmica específica. No âmbito da Semana da Leitura decorreu a final municipal do Concurso Nacional de Leitura, que apurou os alunos que irão representar o concelho na final intermunicipal, a realizar em abril, em Esposende.

“Esta iniciativa concretizou um verdadeiro trabalho em rede, fomentando parcerias e rentabilizando recursos entre os dois Agrupamentos de Escolas – António Rodrigues Sampaio e António Correia de Oliveira, a Escola Secundária com 3.º ciclo Henrique Medina, a Escola Profissional de Esposende, a Escola de Música de Esposende e a Comunidade AMAReMAR”, realçou a autarquia. “O saldo é, pois, muito positivo, na medida em que todos os eventos atraíram bastante público, de diferentes faixas etárias, e foi dado cumprimento às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas”, complementou.