“O cavalo e o Loureiro são duas marcas fortíssimas de Ponte de Lima”

0
872

Saltos de obstáculos, concurso nacional de saltos, torneio ibérico de horseball, dressage, equitação de trabalho, atrelagem e a segunda edição das Jornadas Desportivas do Garrano serão algumas das iniciativas que decorrem na quinta edição dos Jogos Equestres, até domingo na Expolima.

Filipe Pimenta, director do evento,explicou que o novo formato que inclui competição com cavalos garranos, nomeadamente na modalidade de dressage, saltos de obstáculos e atrelagem, permite dar dimensão a esta raça autóctone e conta cada vez com mais participantes. “É ideal para iniciados, jovens cavaleiros e pode ser um forte incentivo em termos de dinâmica comercial para quem cria garranos nas nossas aldeias e nas nossas montanhas”, salientou, afirmando que há “um grande entusiasmo” à vota das Jornadas Desportivas do Garrano, quer da parte do criadores, quer dos cavaleiros.

“Nas competições de quarta-feira a domingo temos várias modalidades em simultâneo e prevê-se uma forte participação de cavaleiros e de público”, frisou, garantindo que “Ponte de Lima está cada vez mais na rota do desporto equestre”. “A última Feira do cavalo foi algo de fantástico, com muitos países presentes que confirmou Ponte de Lima como um destino equestre internacional , mas também a internacionalização de Ponte de Lima num todo, porque é uma pérola a vários níveis”, sustentou, referindo como exemplo a gastronomia, beleza natural, paisagística e arquitectónica. “São coisas que ficam gravadas na memória das pessoas e que se completam. É a organização de grandes eventos num dos melhores recintos do país”, vincou.

Alguns dos dias dos Jogos Equestres coincidem com a feira “Loureiro ConVida”, dois elementos que, defende Filipe Pimenta, “complementam-se muito bem”. “O cavalo e o vinho são dois produtos de excelência do sector primário e duas marcas fortíssimas de Ponte de Lima. para além fomentar a actividade económica nos dias do evento, é também a promoção da região”, sustentou.