“Centro Educativo da Facha vê mudança de comportamentos nos alunos e nas famílias”

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Ostentando há vários anos a bandeira Eco-escolas, o Centro Educativo da Facha orgulha-se dos resultados dos diversos projectos dinamizados na área do ambiente, vincando que o melhor indicador do sucesso está na mudança de atitude e adopção de novos comportamentos, não só por parte dos alunos, mas também das suas famílias. 

Conhecida e reconhecida pela sua “menina dos olhos”, a horta pedagógica, esta escola aposta desde há vários anos em actividades de sensibilização, apelando à mudança de comportamentos. O tema da separação do lixo e reciclagem nunca sai da ordem do dia, assim como as rotinas de tratamento da horta, de outras espécies vegetais e até de cuidados com os animais. 

“É um trabalho que nunca se dá por concluído porque é uma preocupação incutir nos alunos a importância da preservação do meio ambiente”, vincou a professora Salomé Lourenço, garantindo que este é, sobretudo, um trabalho a longo prazo. “Se forem devidamente sensibilizados, crescerão com isso e passarão a mensagem às próximas gerações”, sustentou, ressalvando que os mais novos também conseguem influenciar na mudança de hábitos no seu núcleo familiar, nomeadamente junto dos pais e avós. “A nossa função também é alertar e tem-se notado a alteração no comportamentos das famílias. Por exemplo, na escola fazemos a recolha de materiais para levar para a reciclagem e as famílias participam muito, cada fez mais até”, sustentou, destacando a recolha de electrodomésticos, rolhas, cápsulas de café, entre outros produtos. 

Considerando que o Centro Educativo da Facha está instalado num “local privilegiado”, Salomé Lourenço não tem dúvidas que esse factor influencia os pais na hora de escolher em qual estabelecimento de ensino matricular os filhos. “Sair fora do ambiente escolar em sala de aula é extremamente importante. Aproxima-os da realidade porque não é só a teria e há um contacto directo. na nossa escola, os alunos estão em contacto directo com a natureza e não são muitas as escolas que têm esta vantagem”, sustentou, garantindo que os alunos “adoram” as actividades ao ar livre. “Por isso, temos vários projectos e alguns envolvem não só os alunos como também is pais e encarregados de educação. É um orgulho ver que são reconhecidos e premiados, mas, acima de tudo, é gratificante ver os efeitos práticos desta nossa forma de estar”, realçou a docente, que participou com os seus alunos na iniciativa do Abraço ao Rio Lima. 

“É importante as crianças terem noção da importância deste recurso e dos recursos hídricos, em geral. Também trabalhamos este tema em contexto escolar, assim como da fauna e a flora, mas estar aqui é sempre muito mais empolgante”, reconheceu.