Nuceartes desafia população a criar nova imagem da associação

0
1070

O Núcleo de Estudo e Artes do Vale do Âncora (Nuceartes) lançou um concurso de participação livre para a criação do seu novo logótipo. A associação que contribui para a defesa, estudo, divulgação e conservação da Arte, Cultura, Ambiente e Património do Vale do Âncora pretende promover a participação da população e estimular a imaginação e a capacidade criativa dos participantes. “O Nuceartes procura uma nova imagem gráfica, uma iniciativa que surge em linha com a recente reestruturação da associação, que conta agora com uma nova direção e sócios-membros focados no objetivo de ajudar a construir um futuro cada vez mais promissor para o Vale”, frisou a associação.

Até ao dia 31 de maio, os concorrentes (de idade igual ou superior a 15 anos) poderão submeter as suas propostas para avaliação do júri, que é constituído por oito membros: três representantes do Nuceartes, um membro da antiga Direção do Nuceartes, um elemento da Câmara Municipal de Caminha, um representante dos Bombeiros Voluntários de Vila Praia de Âncora e duas pessoas ligadas ao mundo artístico do Vale do Âncora – Fátima Assis e Mário Rebelo Sousa.

O grande vencedor receberá um prémio monetário no valor de 100 euros e será anunciado no dia 2 de junho, numa sessão pública na sede do Nuceartes, em Vila Praia de Âncora, com posterior divulgação nas plataformas de comunicação da associação. Posteriormente, esta nova identificação visual será utilizada em todos os materiais da associação, quer sejam administrativos ou de divulgação, bem como em projetos, iniciativas e plataformas multimédia.

“A originalidade e a criatividade são essenciais para a criação deste logótipo, que deverá refletir o lema, missão e objetivos do Nuceartes” explica Joana Cravo, presidente da Direção do Nuceartes. “A Arte, a Cultura, o Ambiente e o Património do Vale do Âncora são ricos e diversificados e deverão servir como fonte de inspiração para os nossos concorrentes, sejam artistas, designers ou pessoas que amam e respeitam o nosso Vale e que se querem juntar a nós nesta missão de proteção e promoção de tudo o que esta zona tem para oferecer”, acrescentou a nova presidente que tomou posse no dia 19 de novembro de 2022, com órgãos sociais completamente renovados. “Trazer sangue e caras novas à Associação foi, desde logo, um objetivo. Acreditamos que só desta forma – aliando o conhecimento e experiência dos que vieram antes de nós à visão fresca e moderna dos jovens – poderemos dar continuidade ao excelente trabalho que foi desenvolvido pela anterior Direção e fazer com que o Nuceartes evolua e contribua cada vez mais para o futuro do Vale do Âncora, que se quer promissor”, crê Joana Cravo.

É neste contexto que, desde o início do ano, o Nuceartes tem vindo a associar-se a inúmeras atividades e iniciativas promovidas por associações da região para a conscientização e participação da população, nomeadamente ações de limpeza das praias e a Maior Mesa de Páscoa em Vila Praia de Âncora, entre outras.