Serviço de urgência de pediatria de Viana fechado este fim-de-semana

0
744

O serviço de urgência de pediatria do hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, vai estar fechado este fim-de-semana. 

“A Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE informa que, apesar do esforço de todas as entidades envolvidas, pela dificuldade em completar as escalas de trabalho necessárias, o serviço de urgência de pediatria estará condicionado, no sábado e no domingo, das 08:00 às 08:00 (24 horas)”, refere uma nota hoje enviada às redações.

O conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) avisa que, em casos de urgência, os pais/cuidadores da região devem optar por deslocar-se aos hospitais de Braga, da Senhora da Oliveira, em Guimarães, ao Centro Hospitalar do Médio Aves (CHMA), em Vila Nova de Famalicão, ao Centro Hospitalar Póvoa de Varzim, em Vila do Conde, ao hospital de Barcelos, ou contactar a Linha SNS24.

“É com muita preocupação que o conselho de administração tem acompanhado a recusa dos médicos em fazer mais do que as 150 horas [extraordinárias anuais a que estão obrigados], colocando muitas dificuldades ao funcionamento dos serviços de urgência e ao atendimento dos nossos doentes, obrigando-os a deslocações e complicando o atendimento”, salienta a ULSAM.

Segundo a administração da ULSAM, “mesmo assim há médicos que tem tido um comportamento exemplar com sentido de humanidade, trabalhando imenso e permitindo manter o serviço de urgência aberto”.

Face à aproximação do “período natalício”, o conselho de administração da ULSAM espera “bom senso e compreensão para com os doentes, independentemente dos direitos que se possam invocar”.

“Ao conselho de administração não resta outra alternativa se não gerir as dificuldades e fazer os ajustes necessários de acordo com o possível”, sustenta a ULSAM.

O conselho de administração da ULSAM, cujo mandato terminou em 2019, ficou reduzido a dois elementos, após a renúncia, com efeito a 01 de outubro, da diretora clínica e no final do mesmo mês da enfermeira diretora.

Com aquelas saídas, o conselho de administração da ULSAM ficou reduzido ao presidente, Franklim Ramos, e a uma vogal.