“Tenda Gaia ajuda as pessoas através das pedras”

0
1238

Começou por uma simples página online, mas a “Tenda Gaia” depressa se transformou numa “grande família” conquistando seguidores e clientes em todo o mundo. Comercializa produtos ligados à saúde natural e o sucesso do negócio levou à abertura de uma loja em Valença. Cristais, óleos, incensos ou pedras de protecção entre os artigos mais procurados.

Luciana Melo, lipoterapeuta e aromaterapeuta, e o marido Rubén, naturopata, nutricionista e psicoterapeuta, começaram o seu negócio ainda antes da pandemia com uma página online. A loja tem todo o tipo de artigos para a saúde natural e terapias, com destaque para os cristais de todo o mundo. “Através das pedras podemos ajudar as pessoas que estão a atravessar um processo de tratamento físico ou de ansiedade, por exemplo. Este tratamento serve como um complemento”, explicaram.
O negócio cresceu consideravelmente e, há cerca de ano e meio, decidiram abrir uma loja física em Valença, mantendo, também, o negócio online, enviando encomendas para vários países. “Primeiro começamos só nós, depois contratamos uma estagiária que acabou por ficar porque isto ganhou uma proporção enorme. Aliás, todas as três funcionárias entraram na altura do online”, contou a gerente, brasileira, explicando que divulgação nas redes sociais impulsionou este crescimento.
“Um dia entrei em direto para ensinar a utilização dos cristais. Nem era para vendas, mas foi uma loucura e na semana seguinte tivemos dez mil seguidores.
No online fazemos envios para a França, Bélgica, Alemanha e Suíça. Alguns são terapeutas portugueses que trabalham nesses países e outros são pessoas apaixonadas pelos cristais”, explicou, garantindo que os cerca de 38 mil seguidores da “Tenda Gaia” são “uma grande família”. “As pessoas não se conhecem entre si, mas nos nossos diretos elas ajudam-se e incentivam. No fundo, a nossa intenção é ajudar as pessoas de forma natural. Este foi o maior presente que encontramos no nosso caminho. Nos diretos do facebook ou na loja física podemos ensinar as pessoas a utilizar os nossos produtos para que se tornem numa transformação na vida delas”, afirmou Luciana Melo, contando que quando pensaram abrir a loja física não tiveram dúvidas que seria em Valença.
“Quando cheguei a Portugal fiquei apaixonada por esta cidade. Gosto da natureza, paz e tranquilidade. Primeiro tivemos um armazém em Valença, quando estávamos apenas no online, e quando decidimos avançar para a loja física também tinha de ser em Valença. Adoramos o Monte de Faro e vamos para lá muitas vezes meditar”, explicou, vincando que o espaço é muito procurado.
“As pessoas que nos procuram na loja física são aquelas que estão, por exemplo, a passar por um processo de depressão ou que apenas querem procurar um artigo para proteção. Admito que em Valença as pessoas ainda não nos conhecem muito bem e somos mais reconhecidos no online. No entanto, estamos a crescer e umas pessoas chamam as outras”, vincou.
Tanto na loja física e como no online, as pedras de protecção são os artigos mais procurados e a mais vendida é a Ametista. “É a nossa campeã. É uma pedra bonita e que chama a atenção. É uma pedra de transformação, de energia positiva para o local onde está colocada. Veio do Brasil”, explicou.
A intenção do casal era abrir várias lojas na região norte, mas o sucesso do online obrigou-os a repensar o projecto e o foco está agora numa escola de formação online. “O Rubén já faz formações, mas em Espanha, onde tem a sua clínica, e agora queremos fazer em Portugal via online”, explicou Luciana Melo, acrescentando que pretendem, também, trabalhar com revenda a nível nacional, “com preços justos e competitivos”. “Na nossa área temos de importar e isso é o mais complicado, porque, por vezes, os fornecedores não dão os preços justos”, realçou.